sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fado



Sempre ouvi fado em casa, cresci com ele e com a Amália. Fiz questão de não gostar, de não querer ouvir, apesar da insistência dos meus pais. O meu encontro com o Fado surge muito mais tarde, embora hoje saiba que ele sempre fez parte de mim. Só encontro o Fado quando, depois de deixar Lisboa, a reencontro em canções como esta. Quem nunca migrou certamente não entenderá do que falo. Eu não entenderia se não tivesse acontecido comigo.
Vivo com um músico que toca guitarra portuguesa e que ouve muito fado. A minha reacção habitual é repetir com ele o que fiz com os meus pais. Não gosto, não quero ouvir. Mas um dia, ele saiu e deixou no leitor de cd's um disco da Amália. Resolvi ouvi-lo. Tinhamos saído do campo para outra cidade que não Lisboa. Sentia que aquele novo lugar não tinha lugar para mim.
O cd foi tocando e lentamente a minha cabeça foi invadida por imagens da minha cidade. Pelos tais cantos e recantos que descobrira por vivê-la diarimente, por ouvir os seus ritmos e melodias. As cores, os cheiros, os rituais, voltavam como por magia. Chorei copiosamente. O tema "Gaivota" transformou-se na imensa saudade que sinto da minha cidade. De tal forma que, mil vezes ouvido, continuo a chorar copiosamente com saudades de acordar e adormecer na minha Lisboa.



Quando ouvi pela primeira vez a versão do "Gaivota" pelo Projecto Amália Hoje não gostei. Estranhei. Forcei-me a ouvir novamente e compreendi. Não há lugar a comparações. Amália Hoje - o nome diz tudo. Andei intrigada, com vontade de ouvir mais temas deste Projecto. Apanhei-os nos Globos de Ouro, uma revelação.
Finalmente!
A minha geração, liberta de preconceitos e fantasmas, pega na tal herança séria, profunda e intocável, moldando-a à sua maneira. Sem medos, a herança de Amália reclamada pelas nossas tribos. Senti que um peso me saía dos ombros ao ver que demos realmente a volta. Resolvemo-nos. Mais um passo em frente.
I still believe!

11 comentários:

Inês disse...

andas muito chorona...

Artur disse...

estes gajos têm uma ganda pinta!!

Anônimo disse...

Estou em choque!
Uma pseudo-Amália com laivos de Amy Winehouse (repare-se nas tatuagens)e de Marilyn versão "brunette".
Um "mariachi" abichanado e...
...o maior choque de todos, um Vampiro-Metaleiro a agitar o dedinho e com passos de dança que parece os que os putos fazem no programa do Goucha e da Júlia Pinheiro. Oh valha-me Deus! Preferia ver o fernando Ribeiro a gritar com voz gutiral o "Povo que lavas no Rio".

Anônimo disse...

Dois reparos:
1ºleia-se gutural e não gutiral.
2º leia-se o Anónimo do Costume ;)

catizzz disse...

Realmente não se pode agradar a todos! Agora preferir o Fernando Ribeiro, tem dó!

catizzz disse...

Não defendo os outros dois mas a Sónia dos Gift merece-o. Primeiro, não se trata de pseudo-amália nenhuma por se há coisa que ela fez foi apropriar-se dos temas e transformá-los de acordo com o seu universo. Em segundo lugar, quem dera à desgraçada da Amy Winehouse ter a qualidade e o profissionalismo da Sónia Tavares. Em terceiro e último lugar, gostos não se discutem mas o visual dela é fantástico e as tatuagens também.
O Anónimo do Costume deu em Velho do Restelo foi?

catizzz disse...

E os outros dois também estão muito bem!

La Payita disse...

Não vou comentar a música que não conheço o suficiente para me aventurar...

Mas não podia deixar de escrever que gostei muito do post. Está sentido. E gostava que escrevesses mais vezes assim. Muitas vezes fico com a sensação que ficou por dizer quase tudo. Porque estás num dia com menos paciência, ou mais cansada, ou uotevar, ou tudo junto...

Gostei sim senhora. Do post "chorão". Deve ser da idade...

E apesar do Fado ter andado sempre distante do meu caminho, reconheci-me neste sentir "migrante". Só quando fui viver para outra terra que não esta, percebi que a minha tem um cheiro. Só quando voltei percebi que a outra também o tem.

E as lágrimas assomam, por uma e outra. É conforme...

(Bem, às vezes apetece-me chorar copiosamente por esta, mas não tem nada a ver com o cheiro. Outros fados! ficam para outro post! ;))

Resumindo. Gostei do escrito!

Um Olé com Duende! Que já tinha saudades...

Besitos, LP.

catizzz disse...

Obrigada.
Escrever assim e aqui não pode, para mim, ser sempre um "dizer tudo". Às vezes são só pistas, impressões ou mesmo o que fica por dizer que funciona. Assim e aqui, claro.

fumante disse...

FABULOSO!
A Sónia tem um charme brutal, um look bestial, uma voz fantática!
O projecto está demais!!! Afasta todos os preconceitos associados ao fado (para quem os tem), traz alma nova e convidativa. Novas formas de estar no fado!
FABULOSO!

Miguel disse...

Como te entendo Catarina
Eu pessoalmente sempre gostei do fado mas ultimamente, ao mesmo tempo que desço à profundidade de mim sinto mais essa musica
PS - A cidade também sente a tua falta. Falo comela todos os dias e anda inconsolavel. É que não foste só tu que partiste