quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mudanças



Não gosto desta casa, não tem candeeiros! - declarou após um dia na casa nova.
Fiquei alarmada. E se todas estas mudanças, sonhadas e pensadas há tanto tempo não resultarem? Será que as miúdas se adaptam? Será que nós nos adaptamos? E se tudo isto não passou de um engano? Será este o caminho?
Repeti a mim própria frases "autocalmantes" e concentrei-me em coisas práticas, evitando grandes reflexões. Os dias foram passando. A energia branca da casa despida ia ganhando cor. As miúdas lentamente a ceder às tácticas didácticas e participativas que íamos experimentando. Mas de quando em vez, voltavam as interrogações:
- Quando voltamos para a casa velha?
- A casa velha nunca mais vai ser nossa?!
Acabadas as férias, a integração nas escolas novas. A angústia da mais pequenita:
- Mas esta não é a minha escola!
Respira fundo, conta até 10. É questão de dias... Será?
Passaram algumas semanas. Poucas. Cada dia melhor que o anterior.
Ontem, o presente mais esperado. Voltávamos a casa ao final do dia e a menina que não gosta de casas sem candeeiros declarou:
- A nossa casa é mais linda do mundo!
Parece que as pequenas trataram do assunto. Atacaram a mudança, esmiuçaram-lhe todos os contornos e deram a volta. Não sei porque me preocupei...

3 comentários:

Unknown disse...

Não é fácil. Nunca tive dúvidas que ia resultar. Continuo preocupado...

El B disse...

As mudanças nem sempre são coisas com as quais convivamos pacificamente.

Mesmo sabendo da enorme capacidade de adaptação humana, nem sempre é fácil e nem sempre se consegue.

Também eu mudei de casa algumas vezes. Umas, a transbordar de emoção. Outras, nem por isso.

Mudar de casa. Mudar de vida. Deixar para trás coisas que queríamos levar connosco. Pessoas que queriamos ter perto de nós.

Implica perdas e ganhos.

Se é bom? Se é mau? Tudo depende do que nos leva a fazê-lo. Tudo depende se os ganhos se sobrepõem à perda.

Mas não creio que hajam aqui motivos para preocupação. Tudo correrá bem.

Um passo para que uma casa seja a mais linda do Mundo acontece quando nela habita a Harmonia e o Amor :)

Goncalo disse...

Cat, preocupaste-te porque queres o melhor para as tuas filhas!!!!

Daquilo que a vida me ensinou, retirei o suficiente para perceber que a mudança (seja de que tipo for) traz-nos sempre algo positivo, portanto, meus carissimos vizinhos, bem-vindos e venham de lá esses repastos no campo!!!!

Beijinhos