quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

101



Tudo começou numa excursão à Serra da Estrela no 10º ano. Um colega emprestou-me o walkman onde rodava a cassete do 101 dos Depeche Mode. Já conhecia algumas músicas mas fiquei apaixonada pela energia da música deles ao vivo. Assim que cheguei a Lx gravei a dita cassete e pouco tempo depois consegui a versão VHS do concerto. Nunca mais lhes perdi o rasto. Nem sei explicar bem porque gosto tanto deles. É uma coisa de pele, de reacção química aos ambientes musicais criados.
Vivi muitas coisas ao som dos Depeche Mode. São recordações quase sempre nocturnas, intensas, dançáveis e sensuais. Ao longo do tempo fui encontrando outras pessoas, raras, com a mesma paixão que eu. De uma amizade colorida chegou-me mais um álbum deles, Songs of Faith and Devotion, que contém o maravilhoso I Feel You, com efeitos de Bolero de Ravel em versão electrónica. Passava quase sempre no Incógnito e punha toda a gente doida. No campo encontrei uma miúda, uns dez anos mais nova que eu, com quem partilhei a velhinha cassete VHS com o 101 em serões de palheta animada.
Hoje já tenho DVD que volta e meia lá faz de banda sonora a noites mais inspiradas. Um clássico no verdadeiro sentido da palavra. Nenhuma das canções perdeu a sua força, intensidade ou sentido. Borboletas na barriga, sempre. Como da primeira vez.

5 comentários:

Miguel disse...

Como me lembro dessa viagem.
Tinhamos perdido o Dray e adoptado o Fontes, o Mosh, a Loura maluca e o Durão, a Ines e a Sara nesse ano e entrado numa espiral absolutamente frenética de descoberta e exprimentação.
Não me recordo deste som, confesso que sempre estive noutra, mas não esqueço dessa viagem nem desses amigos. A maioria ficou para sempre

catizzz disse...

Por acaso eu não fui nessa excursão... Fui na seguinte... A que originou a proibição do liceu poder alojar alunos nas Pousadas da Juventude... :)

Anônimo disse...

Lindo, boa lembrança...continuo ferneticamente a adorar dança-la. Viajem inesquecivel, sim.

Anônimo disse...

Quem era o Dray?

Loura Maluca diz-me alguma coisa, mas tb não estou a ver quem é.

auxiliares de memória, please!

catizzz disse...

O Dray não conheceste Inês. Foi da minha turma e do Miguel. Chumbou por faltas nesse ano e saiu da escola... Era um fixe!
A Loura Maluca era aquele tipo (louro) que andava sempre com o Mosh, Gorjão, Durão. Nunca se deu muito connosco.