quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

I want to believe...


A crise. Financeira, social, global, grave. Israel mostra mais uma vez o seu melhor, no Zimbabwe morrem aos milhares. Fábricas fecham, milionários suicidam-se, Ucrânia e Rússia medem forças. Podia continuar e continuar... No meio de tudo isto, estamos a poucos dias de ver o homem que se atreveu a falar em esperança ocupar o lugar de Presidente dos Estados Unidos da América. Será ele capaz? Será ele verdadeiro? Deverei ter esperança?
Hoje de manhã desliguei o rádio do carro recusando ouvir mais uma vez as notícias. O leitor de cd's deu-me este tema da Pink em alternativa. Como se percebe facilmente, é dedicado ao Bush. Mas podia ser para qualquer outro político no poder. Tal como a Pink, pergunto-me como é que toda esta gente dorme de noite. Mais que isso, pergunto-me como os deixamos dormir tranquilamente. O que fazemos? Na rua só andam os chatos dos professores que não querem ser avaliados...
Estamos mal, ao nosso lado há quem esteja ainda pior, e o sofrimento multiplica-se mundo fora. Na maioria dos casos, única e exclusivamente por interesses que só interessam e só beneficiam meia dúzia de seres humanos. Os tais que andam na rua de cabeça erguida, que dormem tranquilamente. E nós deixamos? Assistimos sentados em frente da televisão ao colapsar de um sistema que tinha morte anunciada há muito. Sentados, abanando a cabeça e cuspindo umas quantas postas de pescada. E à espera... à espera que um homem cumpra a sua palavra e vire o jogo. Quase como nos X Files, "I want to believe". Mas a verdade é que acredito tanto no Obama como nos ETs do Mulder. E nós? E eu? Que fazemos? Contas à vida, que anda difícil, arriscamos projectos pessoais e familiares rezando para que tudo corra bem. E se correr mal, que corra mal aos outros. Pergunto-me o que será necessário para que eu, para que todos, gritem BASTA! Definitivamente.
Hoje acabo dia a perguntar como eu ainda durmo de noite. E tu?

12 comentários:

Luis Francisco G Padrela disse...

Gadja!! GAAAAAAADJAAAAAAAAAAA!!! Num seja facciosa, yá ??? Falas dos israelenses, no seu "melhor", mas TENS QUE FALAR nos Hamasianos, e os seus depósitos de misseis em escolas, em casas, em hospitais, e a proibição que eles impõem aos respectivos habitantes, que depois mamam com as bombas israelenses, OKEIE???? Vamos lá a ser coerentes!!!!! HUMPF!!!!! Haja DOIS olhos!!!

Luis Francisco G Padrela disse...

ps: dou-lhe em 3 shots de buodka... durmo que nem anjo... Claro está que tenho que segurar na cama pra ela não fugir, mas acabo dormindo tranquilooooooooo... ilooooo... iloooooo.....

Miguel disse...

Lamento Luis Francisco mas tenho de concordar com a amiga Catzz
Não existe nenhuma justiça em atacar com morteiros quem nos ataca com pedras
Afinal trata-se de responder com os meios necessários e adequados (para utilizar uma expressão policial)

Eu também sou dos que quer acreditar que pode existir efectivamente mudança.

Eu acredito que um mundo melhor é possivel apenas se formos suficientemente corajosos para assumir as nossas verdadeiras convicções.
Mas depois vêm os filhos e deixas de ser só tu.
Passa a ser o 1º dia do resto da tua vida.
...e então acobardas-te, violentas-te, corrompes-te!
E aprendes a viver com isso porque é preciso, porque precisam de ti!

É por isso que a contestação aparece quando somos mais novos, porque não temos nenhuma responsabilidade.
E porque olhamos para o lado e vemos pais silenciosos, coniventes, corrompidos!

Ontem fui um filho, hoje sou um pai!
Mas não parei de sonhar.
E isso já me custou caro!!!!

E por isso acredito que um dia viveremos num mundo melhor!...
E por isso acredito que existe futuro para aquilo que chamamos Humanidade!....

Porque apesar de tudo somos capazes de coisas LINDAS!!!!

Luis Francisco G Padrela disse...

Lindas, sem dúvida, tais como armazenar explosivos em cantinas de escolas primárias e mesmo assim obrigar os putos a irem à escola... Lindas mesmo. Eu já começo a reconsiderar aquela teoria que diz que os seres humanos são parasitas deste planeta, e que a natureza, mais cedo ou mais tarde, nos vomitará daqui pra fora...

catizzz disse...

Estás muito amargo Padrela! Além disso, e voltando à faixa de Gaza, tens noção que tanto de um lado como de outro, a maioria da população está contra a guerra e que todos sofrem com ela, especialmente os palestianos que são pobres e vivem sem qualquer tipo de condições. Não estou com o Hamas mas compreendo que quem cresce naquela miséria, sendo constantemente tratado pior que bicho e com consciência que provavelmente morrerá antes da idade adulta, facilmente se deixará levar pela raiva e angústia e aderir a um qualquer movimento extremista. Aconteceria provavelmente a qualquer um de nós.
Além disso, como em tudo isto o que vale é o dinheiro e os judeus estão cheios dele, o resto do mundo mete o rabinho entre as pernas e deixa que tudo isto aconteça.
Apesar de tudo estou com o Miguel. Somos capazes de coisas lindas, aliás como se comprova pelas centenas de pessoas que arriscam a vida todos os dias para fazer chegar ajuda às vítimas da desgraça em que o mundo anda.

Luis Francisco G Padrela disse...

ps: Miguel, se os Israelitas fizerem o mesmo, enviarão indiscriminadamente misseis para alvos civis, como os Hamaseanos o fazem desde 2001, NON STOP!!!
Afinal trata-se de responder com os meios necessários e adequados (para utilizar uma expressão policial) (end of quotation...)

Luis Francisco G Padrela disse...

Amargo ??? Xéeeee!!!! Bolas!!! ÁCIDOOOOOOO!!!!! E sim, somos capazes de coisas lindas... OLha o novo Estádio da Luz... Olha a Ponte Vasco da Gama, olha o Acelerador de Particulas, olha o Saramago... Olha a Lei da Reciprocidade... O Obama... Claro que somos capazes de coisas magavilhosas ;)

Paz :)

fumante disse...

Quanto à conversa que aqui se vai gerando, tenho a dizer que acabo de tomar conhecimento desta campanha emergencial pedindo o cessar-fogo imediato em Gaza. Trezentas e setenta pessoas já foram mortas nesse conflito em escalada. Chegou a hora de exigir que os líderes mundiais acabem com a espiral da violência que tem caracterizado o conflito entre Israel e Palestina. Aparte as politicas, isto é o que de facto afecta toda a população, por isso vamos fazer pressão para que se possa chegar à paz real no conflito entre Israel e Palestina.
Para saber mais informações e se mobilizar, siga este link:

http://www.avaaz.org/po/gaza_time_for_peace/96.php?CLICK_TF_TRACK

Jakk disse...

Acesa disputa sim senhora...eu só vim confirmar que de facto somos os parasíticos do planeta...tenho dito!

Miguel disse...

Luis ,luis.... dessa forma é bem dificil mudar o Mundo
Não se trata de saber quem tem a culpa mas de travar o ciclo demorte

Quanto a sermos parasitas do planeta não existe qualquer duvida.
Como todos os animais consumimos os recurso diponiveis para nos reproduzirmos

A grande diferença é que nós temos opoder de mudaras coisas.
Assim exista vontade

PS- numa das zonas de maior densidade populacional do mundo (faixa de Gaza) seria difil não ter instalações militares ao lado de hospitais e escolas.
Mas ouvi dizer que os EUA vão acabar comisso. A partir de agora a Faixa de Gaza não terá mais escolas e Hospitais. Em nome de uma guerra justa e mais Humana!

Luis Francisco G Padrela disse...

Mike, Mike, Mike... Adorei a ironia... Tás lá :)
No entanto... Sim, tem que haver um "no entanto"... Chamar de "instalações militares" a ocupação de casas, escolas, lojas, consultórios médicos, por fanáticos (sim, os judeus tb o são, take it easy), garregados de AK's, RPG's, minas, ando so on, não creio (na minha humilde opinião, que vale o que vale), tecnicamente o mais exacto.... Houve uma frase, dita por umlíder do Hamas, que resumiu a cena toda (vista em entrevista do programa da CBC/Sic Noticas): "Vocês (os "ocidentais", judeus incluidos), vivem para VIVER. Nós, os muçulmanos (Hamasianos incluídos), vivemos para MORRER!" end of quotation...

Mas independentemente disso, deixo claro que sou contra qualquer morte de inocentes, sejam eles de que lado forem!! Não nutro particular simpatia por nenhum dos lados. Não concordo é com a postura "hype-intelectualmente correcta-neo-ocidental-esquerdista" de considerar o Hamas um grupo de jovens inocentes... E os israelitas, os gajos que lhes dá um amoke e tungas!! APACHE pra cima deles... Bah... é sempre a mesma me*da...

Aquele abraço pra todos :) e beijos pras ninas... Damas bala ;)

La Payita disse...

Agora que isto parece ter acalmado... E porque não me sinto com capacidade para debater este assunto no momento... Outras guerras...

Quando li o post, e penso que foi das poucas músicas que ouvi até ao fim (desculpa, já sabes do que a casa gasta...), a primeira coisa que me ocorreu foi que até acredito mais nos ETs do Mulder que no Obama e nos outros políticos todos do mundo que têm poder de decisão...

E espero que um dia acordemos... E que finalmente se faça luz nestas nossas cabeças: o Mundo não é aquela coisa lá longe, que nem se avista da janela...

Caso contrário, sou obrigada a concordar com algumas vozes que aqui escreveram, muito contra aquela que tem sido sempre a minha atitude perante a vida:

SOMOS PARASITAS NESTE PLANETA!

Até lá...

BASTA!