quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

E porque jukeboxes há muitas... Capitão Romance



Quando a Cat me pediu para fazer um post neste blog, e sugeriu o nome Ornatos, senti uma identificação imediata com o tema. Por vários motivos... Porque os Ornatos são uma das minhas bandas favoritas. Porque foi através da Catarina que eu comecei a prestar mais atenção a esta banda do Porto.

Tenho muitas referências da música dos Ornatos, mas há uma que me vem automaticamente à cabeça...
Verão de 2002, os Sons de Cá estavam num momento alto da sua carreira com a formação da altura, na qual eu era guitarrista. Pela mão de um certo produtor fomos parar ao palco Optimus do Festival Vilar de Mouros. Para nós era uma oportunidade única... Uma energia enorme corria-nos nas veias, fruto de um sonho que ia rompendo pela realidade.
Lembro-me de um grande concerto e de sairmos com a sensação de que tínhamos dado mais um sólido passo na concretização dos nossos sonhos... Depois do concerto vagueámos juntos, ébrios de emoção... Lembro-me de um vinho verde, que saboreámos como se nunca tivéssemos provado nada assim. Durante esses momentos, no Palco principal, rodava um dos melhores álbuns de sempre da música portuguesa.
Comemos, bebemos, rimos e ligamo-nos ao som daquele disco.
Momento especial, música especial.
Lembro-me especialmente de ter sentido este tema.
... Algum tempo depois, tive o prazer de conhecer e tocar com o Elísio Donas, e de lhe dizer que, por estas e outras histórias, a música deles já não era só deles, mas que me pertencia a mim e a muitos outros (acho que ele gostou de ouvir...).

Pedro

6 comentários:

Anônimo disse...

Excelente escolha musical!
É a minha música favorita desta banda que, reconheço não conhecer devidamente para ir mais além no comentário à sua obra. No entanto não consegui evitar o comentário e uma reacção ao Capitão Romance :)
L

catizzz disse...

Lembro-me bem desse dia em Vilar de Mouros. Do concerto dos Sons de Cá, que foi dos melhores que vi (e acreditem que vi muitos...), do ambiente incrível daquele Festival, da entrevista surreal para a Sic Radical (o Pedro com os óculos escuros da minha mãe) e do tal vinho verde! Ataques de riso consecutivos com o Penas e o Ulf a traduzir as letras dos Rammstein (brrrrrrrrr). Foi um dia inesquecível!

Eu adoro Ornatos mas por acaso esta nunca seria primeira escolha, nem a segunda...

Anônimo disse...

Pois, pois, a musica é muito bonita e tal, mas digam-me SFF que vinho verde é esse??!!!?

catizzz disse...

A minha teoria foi sempre que alguém introduziu outra qualquer substância naquele vinho...

Anônimo disse...

e qual seria a tua escolha?

e bai de uei. conheces isto?

http://www.fogefogebandido.com/

catizzz disse...

Seria uma escolha muito difícil... Hum... Do Monstro talvez o Chaga, ou o Ouvi Dizer ou o O.M.E.M. ou o Notícias do Fundo... Ou então o Mata-me outra vez... a primeira música deles que me fez ouvi-los com atenção.
O Foge Bandido conheço e já tenho!