quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Conta-me Histórias



Estava naquela fase aterradora. O corpo a mudar, a puxar por mim. E eu sem saber quem era, e muito menos o que era isso de ser mulher. Já não brincava com bonecas mas ainda não me deixavam sair à noite. Sentia-me a pessoa mais infeliz e incompreendida de todo o universo, ainda por cima com borbulhas. Foi por essa altura que chegou à minha turma um repetente muito especial. Especial porque criámos quase de imediato uma amizade que dura até hoje.
Além de ser um ano mais velho, ele vivia uma vida com a qual todos nós apenas sonhávamos. Tinha mota, uma namorada com 18 anos que praticamente vivia em casa dele e a liberdade de ir, vir, como queria, quando queria (ou assim nós imaginávamos...).
Os primeiros tempos da nossa amizade foram coloridos por um flirt constante, o que me agradava muito. Os outros miúdos, imberbes e borbulhentos não me interessavam nada. E os mais velhos ignoravam-me... por ser imberbe e borbulhenta! A experiência que ele já tinha nos amores deixavam os meus inexperientes 14 anos absolutamente rendidos. E havia outra coisa que nos ligava... a música. Tal como eu, ele passava o tempo a cantar, aliás, tinha muito boa voz. De toda a música que descobri e partilhei com ele, ficou-me sobretudo a dos Xutos. Foi com ele que explorei pela primeira vez os álbuns mais antigos ("que isso do Circo de Feras já é muito comercial rapariga, tens que ouvir o Cerco!").
O "Conta-me histórias", que ouvi repetidamente até a cassete se partir, é sem dúvida, a canção que ficou mais ligada a esta fase da minha vida e ao nosso encontro.
A minha vontade de viver coisas que ainda não me eram permitidas e que me chegavam pelas histórias que ele contava. A minha pressa de crescer. A descoberta de mim e do outro. O corte definitivo com a infância e o início de outra gigantesca aventura...

7 comentários:

Carlos Gorjão disse...

Cat esta tua Jukebox é só bons recuerdos... Muchas grácias tia!!!!

Se algum dia te apetecer "postar" algo sobre The Doors e o seu "Roadhouse Blues" avisa, para eu teclar uma história...
"Uma excursão, um autocarro, uma garrafa de Martini dry, uma faca de mato...
Ladies and gentleman, The Doors!!!!!!!

Beijos!

catizzz disse...

Essa está realmente na calha, mas ficaria muito honrada se o post fosse da tua autoria! Ao trabalho Sr. Gorjão!

La Payita disse...

Impressionante como estes senhores correm gerações...

"Conta-me histórias", também para mim cheia de significados... Os Xutos também a escreverem e a inscreverem a minha juventude...

Curiosamente, e a mostrar que sou uns anitos mais velha que tu, o meu "repetente" (chamemos-lhe assim), a dizer "que isso do Cerco já é muito comercial rapariga, tens que ouvir o 78-82"!! Eheheh

E acredito que esta conversa se tenha desdobrado cem mil vezes, nas gerações seguintes!

Os Xutos, para durar!! Mai nada!

É amanhã dia 1 de Agosto... :D:D:D:D:D

Besitos, LP.

Anônimo disse...

Arrisco a um comentário que poderá não ser bem acolhido pelos fãs de Xutos.
Pessoalmente gostei mais da versão dos Clã. Confesso que nem sequer tinha reparado na letra antes de a ouvir na voz da Manuela Azevedo.
Mas não há dúvida que são uma "referência incontornável na cena musical nacional" (frase chavão.

LB

catizzz disse...

No que diz respeito a versões, às quais normalmente até reajo bem, esse álbum de versões dos Xutos não me convenceu. Nem os Clã, que eu adoro. Nah, não não. Esta gente é portadora de uma fórmula mágica. Não há versão que nos valha! Xutos forever, Sr. LB anónimo.

fumante disse...

Se começasse aqui a recordar as musicas dos Xutos que puxam pelo meu sentir...ui... nunca mais daqui saía!!!

Não tive nenhuma "repetente", mas tive uma Maria...e, por isso...

http://br.youtube.com/watch?v=55-le_UmuMY

A tua Jukebox tá cada vez melhor!

Luis Francisco G Padrela disse...

olhóooooo Gorjãoooooo!!!! UUHHHH HUUUUUUU!!!!!! Epá, ó Cat, este belógue vai-se deixar de chamar a "juke" e chamar-se-á "O Ponto de Encontro dos Estavanados"!!!! AQHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH!!! ps: estou a ver se arranjo um tempinho aqui pra postar com tua permissa alguma cena que me traga boas e/ou más recuerdaciones...

Beijos e Abraços e tá bwe calore aqui em Luanda, DASSS!!!