quinta-feira, 6 de novembro de 2008

E porque jukeboxes há muitas... Dumb

Intro
Dizia eu que a Cat’s Jukebox tem permitido que rebusque a minha Jukebox. Que oiço as músicas e que as sinto da mesma maneira, que me transportam aos mesmos locais, que me trazem os mesmos cheiros e as mesmas emoções… mas oiço-as com ouvidos de ouvir…Ouvidos mais atentos. Ou outros ouvidos. (o pessoal envelhece e vai ganhando cera…)
Foi difícil escolher aquela que queria entregar a esta Jukebox. Mas cá vai com a certeza de ter tomado a melhor opção.



NIRVANA, “DUMB”

O tempo de não querer ser como ninguém. Ser Especial e Único. Ser EU.
O tempo de arriscar, de andar no limbo, “border line”…
Diversão acima de tudo. Copos, fumos… e o que mais houvesse.
Agora sinto saudade dessa sensação de carpe diem.
Hoje, quando oiço qualquer música dos Nirvana, e em especial este tema, fico naquela onda. Com vontade do mesmo. Da mesma irreverência e da mesma atitude. Do mesmo êxtase. Fico com vontade da felicidade e da ressaca curtida em grupo.
Noite na Av. Luísa Tody… nos banquinhos que já lá não estão e nos bares que já não existem. Em 1993/1994 passava largas noites ali. Íamos aos bares apenas para apanhar a cerveja e voltávamos ao banquinho na Avenida. A maralha ficava reunida em grupo. Cada um curtia as suas e todos curtíamos as dos outros. Era (e é) um grupo de cerca de 10 rapazes. E as conversas giravam em torno do costume, para quem tem 15 ou 16 anos: mulheres, futebol, drogas e (alguma) música…como esta.

Agora que penso nisso as conversas ainda andam à volta do mesmo!

Ass. Fumante (www.movimentoprofumo.blogspot.com)

I'm not like them
But I can pretend
The sun is gone
But I have a light
The day is done
But I'm having fun

I think I'm dumb
or maybe just happy
Think I'm just happy
my heart is broke
But I have some glue
help me inhale
And mend it with you
We'll float around
And hang out on clouds
Then we'll come down
And I have a hangover...Have a hangover

Skin the sun
Fall asleep
Wish away
The soul is cheap
Lesson learned
Wish me luck
Soothe the burn
Wake me up

I'm not like them
But I can pretend
The sun is gone
But I have a light
The day is done
But I'm having fun

6 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, ao ler este post fui inundado de recordações em tudo semelhantes, ainda que bem mais distante geograficamente. Recordo longas tertúlias animadas em torno da música e como o Mundo girava em torno dela. Nirvana também faz parte do meu imaginário. Ainda hoje gosto e há uma que gosto particularmente, a versão do "The Man who sold the World" do Bowie.
Obrigado à autora do blog e ao autor do post por me terem proporcionado este momento.

Ass:O Anónimo do Costume

Luis Francisco G Padrela disse...

Muitos caçapolhos que foram consumidos ao som de Nirvana... Muitos moshes e narizes amassados que se produziram à conta dos berros do Loiro Psicopata... E nunca mais me esqueço, pouco tempo após o rapazito ter morrido, da seguinte piada: "ah e tal, sabes porque o gajo se matou?? Porque estava com uma dor de dentes daquelas..."....

catizzz disse...

Nirvana... Ocorrem-me logo duas memórias:
a primeira vez que vi o vídeo do "smell like teen spirit", colada à televisão, de queixo caído.
A noite em que soube que o Kurt Cobain tinha morrido. Estava no Bairro Alto, à porta do Esteves, no famoso cruzamento onde tudo acontecia. Alguém passou a gritar: o Kurt Cobain morreu! Morreu! Lembro-me que fui inundada de uma enorme tristeza, tive mesmo que me esforçar por conter as lágrimas.
Mas, à parte destas duas memórias imediatas, tanta coisa aconteceu ao som de Nirvana! Dava para encher outro blog...

catizzz disse...

Luís... Caçapolhos??!!!

Anônimo disse...

Também me recordo de uma piada acerca da morte do Cobain: "Sabem qual a última coisa que lhe passou pela cabeça antes de morrer? A bala!" Fantástica a rapidez com que surgem piadas acerca das desgraças como forma de aliviar a dor de alma.
O Anónimo do Costume

Anônimo disse...

ok... esta faz-me lembrar a estação de comboios do cais do Sodré.

E porquê? Porque foi onde, com um bilhete na mão, resolvi que estava demasiado cansada com tanta directa em cima e que urgente era ir para casa dormir. E disse ao meu amigo: "toma lá, vende à porta. vejo os gajos depois quando voltarem".

Pouco depois o Cobain matou-se. Os gajos não voltaram e eu perdi o primeiro e único concerto dos Nirvana em Pt...